sexta-feira, 22 de julho de 2011

Petrópolis no 6º Salão de Turismo



Charles Rossi, "Santos Dumont" (ator Sylvio Costa Filho) e o Secretário do estado do Rio de Janeiro, Ronald Azáro

Petrópolis em dose tripla

Começou ontem (13/07), em São Paulo, o 6º Salão Nacional do Turismo que este ano vem apostando na venda de pacotes turísticos a preços atraentes, trazendo muitas novidades.
Para este ano são esperados até domingo (último dia do evento) mais de 100 mil visitantes que conhecerão as últimas novidades em destinos, o melhor da gastronomia, os talentos da moda e do artesanato, além de ter a oportunidade de participar de encontros de negócios e palestras com especialistas na área.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis em parceria com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, levam para o Salão do Turismo as belezas da Cidade Imperial através de seu estande oficial. A cidade também está sendo representada pela TurisRio, no espaço Mercado Sudeste, onde além da divulgação das principais cidades turísticas da região, também ocorrem shows e degustações de comidas típicas.

O Ministério do Turismo também esta fazendo a sua homenagem à região serrana, através da Praça da Serra dos Órgãos, onde o visitante pode levar a sua lembrança da Petrópolis, tirando fotos de uma réplica do 14 Bis, de uma Victória ou mesmo com o Museu Imperial ao fundo. Isso sem contar a presença “em pessoa” de Santos Dumont. Contratado pela FCTP para ajudar na divulgação da cidade, o ator Sylvio Costa Filho que, há mais de 10 anos encarna o personagem, é sucesso por onde passa.

“É um orgulho ver Petrópolis tão bem representada no maior evento especializado em turismo deste ano. Espero que o nosso destino cresça ainda mais depois da participação da cidade em mais esta edição do Salão Nacional de Turismo”; declarou Charles Rossi, presidente da FCTP.

Crédito fotos. Isabela Lisboa

Fotos de Santos Dumont no Palácio Rio Negro



















Alguns flagrantes da performance que fizemos começando pelo Palácio Rio Negro, no dia 20 de julho de 2011 e depois percorrendo as ruas da cidade. As fotos são do arquivo do Palácio Rio Negro, sob a responsabilidade de Aluysio Robalinho a quem agradecemos a gentileza de nos ter enviado. Qualquer utilização destas imagens deve ter o crédito Palácio Rio Negro.

Santos Dumont no Palácio Rio Negro em seu aniversário

Extraído do blog palaciorionegro.blogspot.com

quarta-feira, 20 de julho de 2011

SANTOS DUMONT RETORNA AO RIO NEGRO 97 ANOS DEPOIS!



97 anos depois, Santos Dumont retorna ao Palácio Rio Negro! Hoje, 20 de julho de 2011, são completados 138 anos de seu nascimento e em razão deste fato o Palácio Rio Negro homenageou o ilustre visitante que em 4 de janeiro de 1914 foi recebido com honrarias pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca e sua ilustríssima esposa, a Sra. Nair de Teffé. O casal presidencial encontrava-se em plena lua-de-mel, tendo-se casado no dia 8 de dezembro de 1913, ali mesmo no Rio Negro, mas abriu mão de sua privacidade por algumas horas, para receber o "pai da aviação".

E foi esse acontecimento que ensejou a decisão de Santos Dumont de fixar-se em Petrópolis e construir a "Encantada", sua original residência que ainda hoje deslumbra aqueles que a visitam.

Para rememorar tão importantes acontecimentos para a cidade de Petrópolis, os atores Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti, protagonizando Santos Dumont e Madame Grandcey, idealizaram um passeio de carruagem pelo centro histórico, iniciando seu percurso no Palácio Rio Negro, que acolheu prontamente o projeto, como o primeiro de vários outros que serão levados a efeito no Palácio, envolvendo a figura ilustre e histórica de Santos Dumont.
A chegada de Santos Dumont, acompanhado de Madame Marcelle Grandcey































S. Dumont ao lado do retrato do Mal. Hermes

SANTOS DUMONT NO RIO NEGRO HOJE!


Transcrito do blog "Acontece em Petrópolis" (http://bit.ly/pz3M07)
Para comemorar o aniversário de Santos Dumont, os atores Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti, que vão interpretar Dumont e Marcelle Grandcey (uma fã francesa do Pai da Aviação) respectivamente, vão fazer um passeio à charrete pelo centro histórico que sai do Palácio Rio Negro às 15h, nesta quarta-feira (20).
Em 1914, Dumont esteve no Palácio Rio Negro, pois foi convidado pelo presidente Marechal Hermes da Fonseca que ali estava em lua de mel, com sua esposa Nair de Tefé. A dupla vai passar pelos jardins do Museu Imperial, pelas ruas, bibliotecas, livrarias, cafés e também na praça da Liberdade, onde se encontra réplica do 14-Bis, já que é neste local que se localizava o Hotel Majestic, onde permaneceu em sua estada na época. Já em 1918, mandou construir sua casa na Rua do Encanto, “A Encantada”, onde será encerrado o passeio.
Sobre Santos Dumont
Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu (MG). Executou o primeiro vôo homologado da história da aviação mundial e é o Pai da Aviação. Reconhecido em alguns países, é também lembrado como um dos pioneiros do balonismo. Morreu no dia 23 de julho de 1932, com 59 anos.
0 comentários

Lê...Minski - leitura dramatizada